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Projeto nº 39718

PROJETO DE I&DT EM COPROMOÇÃO

Designação do projeto: BetterFat4Meat - Desenvolvimento de gordura estruturada para utilização em produtos cárneos por substituição de gordura animal

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos

Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção: Norte

Entidade Beneficiária: Porminho Alimentação, S.A.

Outras Entidades Beneficiárias: Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia Universidade do Minho

Data de aprovação: 05/06/2019

Data de início: 01/09/2019

Data de conclusão: 31/08/2022

Custo total elegível:  1.246.691,16 euros

Cofinanciamento da União Europeia:  FEDER – 761.196,38 euros

 

Objetivos estratégicos:

OE1) Reforçar a capacitação empresarial para o desenvolvimento de novos produtos inovadores, através do investimento em equipamento produtivo;

OE2) Melhoria organizacional e produtiva, através do aumento da capacidade e sustentabilidade das suas instalações e da automatização e informatização da produção;

OE3) Dinamizar a atividade internacional garantindo um crescimento futuro continuado, alicerçado no fornecimento de produtos inovadores, diferenciados e com elevados padrões de qualidade.

OE4) Investimento em atividades de I&DT para apoiar o desenvolvimento de novos produtos transacionáveis e maior valor acrescentado, que possam ser disruptivos no mercado nacional e internacional.

Projeto nº 33475

PROJETO INOVAÇÃO PRODUTIVA PME

Apoio no âmbito do sistema de incentivos

Designação do projeto: Porminho: + Oferta, + Valor e + Inovação

Código do projeto: POCI-02-0853-FEDER-033475

Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção: Norte

Entidade Beneficiária: PORMINHO ALIMENTAÇÃO, S.A.

 

Data de Aprovação: 15/02/2018

 

Data de início: 22/12/2017

Data de conclusão: 21/12/2020

Custo total elegível:  18.794.701,31 euros

Apoio financeiro da União Europeia:  FEDER - 9.306.700,66 euros

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

Este projeto tem como objetivo apoiar a PORMINHO nos investimentos necessários para o reforço da inovação a quatro níveis: produto, processo, marketing e organizacional. Os investimentos propostos assumem-se essenciais para o aumento da competitividade da PORMINHO nos mercados externos. Os investimentos previstos irão garantir a expansão da capacidade produtiva da empresa e simultaneamente serão catalisadores de condições para se atingir:

- inovação de produto pela versatilidade produtiva e capacidade de processar diversos tipos de carne;

- inovação de processo pela introdução de meios tecnologicamente avançados e automatizados;

- inovação organizacional pela introdução de novas práticas organizacionais com reflexo direto nos sistemas produtivos;

- integração na i4.0 e IoT através da automatização dos sistemas e ligação da produção com a gestão;

- novas abordagens ao mercado pela inovação de marketing e lançamento de novos produtos;

- I&D+I através a criação de linha piloto para testes e ensaios laboratoriais;

- crescimento na cadeia de valor, associada à I&D+I e à formulação de novos produtos;

- conectividade e ligação em rede da informação dentro da empresa;

- diferenciação, competitividade e produtividade;

- qualificação dos recursos humanos da empresa;

- aumento das vendas internacionais, quer pelo aumento do número de clientes internacionais quer pelo número de novos mercados de atuação;

- eficiência energética e redução da fatura energética (custos de energia por KG produzido)

PROJETO INDIVIDUAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME

Designação: Porminho pró mundo

Data de início: 01/08/2015

Data previsional de fim: 31/07/2017

Investimento elegível global:  182.228,00 euros

Cofinanciamento da União Europeia:  82.002,600 euros

Objetivo Temático:  Reforçar a competitividade das PME

Objetivos estratégicos:

- Melhoria contínua da atividade através da incorporação de fatores críticos de competitividade, nomeadamente através do reforço dos aspetos intangíveis (comunicação imagem corporativa, posicionamento e reputação);

-  Prospeção de novos mercados, reforçando, desta forma, a estratégia de internacionalização, apostando em fatores diferenciadores junto do mercado;

-  Consolidar a atividade a nível internacional garantindo o crescimento futuro continuado.