Designação do projeto: BetterFat4Meat - Desenvolvimento de gordura estruturada para utilização em produtos cárneos por substituição de gordura animal
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos
Designação do projeto: BetterFat4Meat - Desenvolvimento de gordura estruturada para utilização em produtos cárneos por substituição de gordura animal
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de Intervenção: Norte
Entidade Beneficiária: Porminho Alimentação, S.A.
Outras Entidades Beneficiárias: Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia Universidade do Minho
Data de aprovação: 05/06/2019
Data de início: 01/09/2019
Data de conclusão: 31/08/2022
Custo total elegível: 1.246.691,16 euros
Cofinanciamento da União Europeia: FEDER – 761.196,38 euros
Objetivos estratégicos:
OE1) Reforçar a capacitação empresarial para o desenvolvimento de novos produtos inovadores, através do investimento em equipamento produtivo;
OE2) Melhoria organizacional e produtiva, através do aumento da capacidade e sustentabilidade das suas instalações e da automatização e informatização da produção;
OE3) Dinamizar a atividade internacional garantindo um crescimento futuro continuado, alicerçado no fornecimento de produtos inovadores, diferenciados e com elevados padrões de qualidade.
OE4) Investimento em atividades de I&DT para apoiar o desenvolvimento de novos produtos transacionáveis e maior valor acrescentado, que possam ser disruptivos no mercado nacional e internacional.
Apoio no âmbito do sistema de incentivos
Designação do projeto: Porminho: + Oferta, + Valor e + Inovação
Código do projeto: POCI-02-0853-FEDER-033475
Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de Intervenção: Norte
Entidade Beneficiária: PORMINHO ALIMENTAÇÃO, S.A.
Data de Aprovação: 15/02/2018
Data de início: 22/12/2017
Data de conclusão: 21/12/2020
Custo total elegível: 18.794.701,31 euros
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER - 9.306.700,66 euros
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
Este projeto tem como objetivo apoiar a PORMINHO nos investimentos necessários para o reforço da inovação a quatro níveis: produto, processo, marketing e organizacional. Os investimentos propostos assumem-se essenciais para o aumento da competitividade da PORMINHO nos mercados externos. Os investimentos previstos irão garantir a expansão da capacidade produtiva da empresa e simultaneamente serão catalisadores de condições para se atingir:
- inovação de produto pela versatilidade produtiva e capacidade de processar diversos tipos de carne;
- inovação de processo pela introdução de meios tecnologicamente avançados e automatizados;
- inovação organizacional pela introdução de novas práticas organizacionais com reflexo direto nos sistemas produtivos;
- integração na i4.0 e IoT através da automatização dos sistemas e ligação da produção com a gestão;
- novas abordagens ao mercado pela inovação de marketing e lançamento de novos produtos;
- I&D+I através a criação de linha piloto para testes e ensaios laboratoriais;
- crescimento na cadeia de valor, associada à I&D+I e à formulação de novos produtos;
- conectividade e ligação em rede da informação dentro da empresa;
- diferenciação, competitividade e produtividade;
- qualificação dos recursos humanos da empresa;
- aumento das vendas internacionais, quer pelo aumento do número de clientes internacionais quer pelo número de novos mercados de atuação;
- eficiência energética e redução da fatura energética (custos de energia por KG produzido)
Designação: Porminho pró mundo
Data de início: 01/08/2015
Data previsional de fim: 31/07/2017
Investimento elegível global: 182.228,00 euros
Cofinanciamento da União Europeia: 82.002,600 euros
Objetivo Temático: Reforçar a competitividade das PME
Objetivos estratégicos:
- Melhoria contínua da atividade através da incorporação de fatores críticos de competitividade, nomeadamente através do reforço dos aspetos intangíveis (comunicação imagem corporativa, posicionamento e reputação);
- Prospeção de novos mercados, reforçando, desta forma, a estratégia de internacionalização, apostando em fatores diferenciadores junto do mercado;
- Consolidar a atividade a nível internacional garantindo o crescimento futuro continuado.